Duração: aprox. 12 horas Fácil Para todas as idades artesanal Ambiente familiar Ideal para famílias agriculturafamiliar artesanatoindígena frutasmataatlantica povosoriginarios preservacaoambiental
Entre as primeiras décadas do século XX, teve início a colonização da área onde hoje está localizado o Sítio Curucutu, conduzida por famílias de imigrantes italianos vindos da região da Toscana. Esses pioneiros trouxeram consigo conhecimentos ligados à extração e transporte de madeira e carvão, replicando as atividades econômicas que exerciam em sua terra natal.
Durante as décadas de 1930 e 1940, a região passou por um intenso processo de desmatamento, suprindo com lenha a crescente demanda energética das indústrias do ABC Paulista. Esse cenário de degradação se agravou ainda mais nas décadas seguintes, com a exploração predatória de madeiras nobres por indústrias moveleiras e, posteriormente, pela ação de loteamentos irregulares.
Foi em 1963 que o advogado Jayme Vita Roso adquiriu a área do atual Sítio Curucutu, inicialmente com o intuito de desenvolver um projeto imobiliário. No entanto, sua vivência posterior em países africanos, onde testemunhou os impactos devastadores da degradação ambiental, transformou completamente sua visão.
A partir de 1979, Jayme Vita Roso deu início a um ambicioso projeto de reflorestamento, abandonando a ideia inicial de loteamento. Sem apoio público ou privado, começou a plantar mudas por conta própria, com os recursos e conhecimentos que possuía na época. Isso incluiu o uso de espécies exóticas como pinheiros e eucaliptos, que ainda resistem em alguns trechos do Curucutu.
Com o passar dos anos, e o amadurecimento dos estudos ambientais, compreendeu-se a importância do reflorestamento com espécies nativas. Hoje, a equipe do Sítio realiza o controle e manejo dessas espécies exóticas com o apoio de técnicos especializados.
Desde então, já foram plantadas cerca de um milhão de árvores, de aproximadamente 50 espécies nativas diferentes, permitindo o retorno da fauna local, especialmente de aves e pequenos mamíferos, à região.
🕕 6h00 – Início da chegada da van nos hotéis (próximos ao Aeroporto de Congonhas – até 5km dos metrôs Conceição e São Judas)
🕡 6h45 – Saída com destino à RPPN Sítio Curucutu
☕ 8h30 – Café da manhã
🐦 9h00 – Início da passarinhada na RPPN
🍽️ 12h00 – Almoço
🌳 13h30 – Retorno à trilha para mais observações
🔚 16h15 – Encerramento da atividade e retorno ao sítio
☕ 16h30 – Café da tarde
🚐 18h30 – Chegada prevista no GiroAgroecológicoSP
📍 Endereço da RPPN Sítio Curucutu
Estrada do Capivari, Estr. do Curucutu, 13041
São Paulo – SP, 04895-090
🌿 A RPPN ocupa uma área de mais de 75 mil hectares, sendo um dos maiores refúgios de Mata Atlântica preservada na capital paulista.